top of page
WhatsApp-icone.png

GENGIVITE

  • Writer: Dr. Jorge Kather
    Dr. Jorge Kather
  • Jul 19, 2023
  • 2 min read


Periodontia é a especialidade odontológica que trata e previne as doenças gengivais e do osso de sustentação do dente. Na boca existem milhões de bactérias que convivem em equilíbrio e compõe a “flora bacteriana” bucal, porém quando ocorre uma ruptura das condições ideais descritas acima, existe a possibilidade das bactérias da flora da boca produzirem doença.

A perfeita higienização oral significa limpar bem os dentes com escovação adequada e uso de fio dental para a limpeza dos espaços entre os dentes. A língua também deve merecer atenção para remoção de uma camada de bactérias que pode se acumular na superfície, produzindo mau hálito.

Para manutenção da saúde oral, além dos cuidados higiênicos, é importante que a dieta seja adequada evitando-se excesso de açúcar, de alimentos pastosos e ainda que a mastigação seja equilibrada, ou seja, se mastigue um pouco de cada lado.

No início da doença periodontal, ocorrem pequenos sangramentos que são classificados como “gengivite” (causada pelo acúmulo de placa dental na superfície dentária). A gengivite é de fácil e rápida solução, bastando melhorar os cuidados com a higiene.Não tendo a atenção devida, a gengivite pode se agravar, provocando “bolsas” entre a gengiva e o dente dificultando a higiene, produzindo dor, maior sangramento e formação de pus. Nesta fase, é classificada como uma “periodontite”.

Na periodontite, apenas uma intervenção profissional poderá sanar a doença, através da raspagem dental (que chamamos de limpeza dentária ou raspagem e aplainamento dental).

Muitas vezes, mesmo o paciente tendo toda atenção e cuidado com a higiene oral, o problema persiste e até pode agravar-se. Nestes casos, é muito provável a presença de um trauma na mordida ou desequilíbrio nos movimentos mastigatórios.

O quadro pode ser ainda pior, se for não tratado corretamente. O osso de sustentação do dente vai sofrer um processo de reabsorção, formação de pus e o dente começa apresentar uma certa mobilidade. Se esse quadro persistir sem tratamento adequado, o resultado final será a perda do dente por doença periodontal, conhecido popularmente como “piorréia”.

As doenças das gengivas, além de produzirem mau hálito, sangramentos, pus e a perda óssea do dente, é potencialmente perigosa para a saúde, pelo fato de que nas bolsas gengivais inflamadas vivem bactérias altamente perigosas em particular se adentrarem na circulação sanguínea e chegarem ao coração, podendo assim, produzir doenças cardíacas graves (endocardite infecciosa bacteriana).

As doenças periodontais, muitas vezes são recorrentes e por isso classificadas como crônicas, pelo fato da abordagem focar apenas a questão bacteriana envolvida, não observando o equilíbrio funcional do sistema.

No tratamento periodontal adequado, é feito o rastreamento das causas , desde técnicas de higiene adequadas, fatores nutricionais e obtenção do equilíbrio da mastigação.

Em casos mais avançados, são utilizadas técnicas cirúrgicas como enxertos ósseos com resultados excelentes na manutenção do elemento dentário.

AUTO EXAME: Se você verificar que sua gengiva sangra facilmente, se tiver mau hálito ou gosto ruim na boca, se você observa que a raiz do seu dente está exposta, é possível que exista problemas em suas gengivas. Então procure seu dentista para fazer uma avaliação.


 
 
 

Comentarios


© 2023 Copyright by Clínica Kather. Todos os direitos reservados.

bottom of page